segunda-feira, 18 de abril de 2011

Forró Spiga Nua HISTÓRIA DA BANDA

        Aproximadamente trinta anos atrás, no início dos anos 80, era quase impossível uma família de classe médio-baixa adquirir um aparelho televisor. Nesta época, todos moravam juntos na cidade de Mata de São João, na Bahia. A família Bulcão, chefiada pelo Sr. Ozanar Bulcão (pai) - que não mais se encontra entre nós – e Sra. Maria Lice dos Santos, residente até hoje no mesmo local, além dos filhos e sobrinhos.

        Em certa data, o Sr. Ozanar Bulcão, com a finalidade de fazer uma surpresa para a sua família, comprou um aparelho televisor de 14 polegadas preto e branco. Foi um acontecimento e tanto, a TV foi uma novidade tamanha na família que os filhos e sobrinhos assistiam qualquer programa bem perto da telinha. E, por isso – às vezes – a Sra. Maria não conseguia enxergar seus programas favoritos, então, gritava para quem estivesse na frente da tv: “SAI DA FRENTE, SUA SPIGA NUA!”. Sempre escutando isso, o filho mais velho, Ozanar Bulcão, ficou com essa expressão gravada na memória, como lembrança de uma boa infância com sua família. O filho Ozanar Bulcão sempre teve uma certa aptidão musical e por volta do ano de 2002, resolveu realizar uma vontade que o acompanhava há muito tempo.
        Naquele ano, montou uma banda de pagode, mas Ozanar veio a perceber que aquele estilo musical não tinha nada haver com ele, então desfez da banda e mudou de estilo. No ano de 2004, resolveu montar uma banda de forró. No inicio, foi batizada de “’Chinela de Milha”, chegou até a realizar vários ensaios com esse nome, tocou em alguns interiores da Bahia, mas a banda não conseguiu realizar nenhum futuro. Durante algum tempo, Ozanar Bulcao pensou em homenagear sua família e principalmente, sua querida mãe, e, então, resolveu mudar o nome da banda para Spiga Nua. Enquanto tinha esse pensamento, o grupo recebeu uma proposta de show: tocou em algumas festas de empresas, chegou a tocar na festa de inauguração da loja C&A - na Avenida Sete de Setembro – festa que aconteceu no dia 18/04/2004, no clube dos comerciários. Após receber essa proposta, Ozanar não teve mais duvida: mudou definitivamente o nome da banda para Spiga Nua, realizando o sonho de homenagear a sua família – especialmente a sua mãe. Hoje a banda de forró Spiga Nua segue a sua trajetória com apoio da família Bulcão e amigos próximos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário